Quantas vezes você disse sim para algo que no fundo desejava dizer não?

Quantas vezes você disse sim para algo que no fundo desejava dizer não?

 

Infelizmente, algo comum a boa parte das mulheres é a dificuldade em dizer não. Observo que o desejo de se sentir amada, querida, o medo da rejeição e dos conflitos nos levam a diversas vezes aceitar situações que gostaríamos de evitar.

 

“Você pode fazer isso pra mim?”

“Sim, claro.”

 

Talvez você já tenha vivido esse diálogo enquanto tinha milhões de coisas pra fazer e tudo que menos precisava era mais uma atividade. Já refletiu sobre as consequências disso? Cansaço, sobrecarga, um desconforto que você carrega sozinha para evitar o “desconforto” de dizer um não.

 

Nem sempre você pode ajudar, nem sempre você pode adicionar mais uma tarefa no seu dia. Você sabe disso. Sabe também que se preservar e se cuidar é sua tarefa mais importante. E aprender a falar “não” quando necessário pode ser o maior ato de autocuidado que você desenvolverá.

 

Sim, é difícil implementar isso quando o contrário aconteceu durante toda uma vida. Mas, olha, o primeiro não é o mais difícil. Depois do primeiro, você verá que é libertador sentir o alívio de ser sincera e honesta consigo e com o outro, não assumindo uma responsabilidade que você não pode assumir.

 

Dizer “não” não faz de você uma pessoa ruim. Ruim é viver traindo a si mesma e carregando pesos que poderiam ser evitados apenas com 3 letras.

 

Você tem dificuldade em dizer não?