Clichês do Autocuidado

Os clichês do autocuidado são clichês por alguma razão. Podem ser dessas coisas que se repetem com uma frequência tal, a ponto de se tornarem comuns à vivência da maioria das pessoas. Dessas verdades óbvias que tanto esquecemos e às vezes só um toque externo para lembrar. 

 

Uma dessas sabedorias clichês do Autocuidado – se é que podemos chamar assim – é que não adianta tentar cuidar do outro, se a gente não cuida de si primeiro. Você pode até conseguir, principalmente se for mulher, mas a conta um dia chega.

 

Sabe aquele papo de se amar primeiro antes de amar o próximo? De saber viver sozinha antes de tentar viver em conjunto? São verdades presentes em tantos discursos, mas que na prática – por vezes – são associadas ao egoísmo. Por que será?

 

Veja, cuidar de si, se colocar em primeiro lugar e priorizar o seu conforto e seu bem-estar não é egoísmo. É quase um dever de você para com você mesma. É uma regra básica para uma vida mais tranquila, entende?

 

Não dá para tentar oferecer somente para o outro o afeto, o cuidado, o carinho e todas essas coisas e não oferecermos a nós mesmas também. Aliás, antes. Sem querer assustar, mas isso pode nos custar até a saúde física e mental. 

 

Então, me diz, quantas vezes você já se manteve em situações desconfortáveis pensando no outro e ignorando completamente os seus próprios sentimentos? Impor limites e saber dizer não, também é uma forma de cuidar de si mesma.

Me conta aqui nos comentários e me siga nas redes sociais:

📸 meu novo insta

Pinterest

TikTok