Porque eu nunca implementei um Ritual Matinal e qual a solução encontrei.

Todos os dias que eu acordava tinha aquela boa sensação de que aquele dia iria ser perfeito e que eu apenas precisava mudar algo. Mas,  em seguida,  era engolida pela correria e já começava  repetir – NÃO TENHO TEMPO PARA MANTER RITUAL MATINAL

Por isso, super te entendo você ter esse tipo de pensamento, afinal eu mesma me senti assim inúmeras vezes. 

Eu achava que ter um ritual matinal iria roubar o pouco tempo que tinha, e por isso segui durante anos acordando no automático, correndo  para a vida e tentando cada dia fazer algo diferente.

 

Na vida a gente já precisa lidar com tantas coisas, gente mal humorada, situações estressantes. Sorry, não me restava nem uma gota de paciência para planejar meu próximo dia.

 

Quando enfim, eu diminuía um pouco a minha jornada tripla – mãe, dona de casa e empreendedora –  estava tão exausta que a única coisa que eu conseguia agarrar era a preguiça. “Curtia” a preguiça enquanto capotava em qualquer canto da casa.

 

Então, fui percebendo que quanto mais eu corria pra dar conta de tudo, mais responsabilidades iam surgindo. E obviamente o tal ritual matinal não poderia fazer parte da minha vida. Quanto mais eu poupava de viver situações estressantes, mais crises de ansiedade eu tinha.

Lá  no fundo nós sempre sabemos qual caminho será o melhor

Comecei a me questionar sobre isso tudo. Que tempo estou economizando correndo tanto, se sempre tenho mais e mais coisas para fazer num looping?

Que situações estressantes estou poupando, se a cada semana tenho uma nova crise de ansiedade?

E obviamente quando mais me rendia para a preguiça – ou “evitava a fadiga’, mais preguiça eu ganhava.

 

Foi então que percebi que talvez não estivesse ganhando tempo e paciência alguma, enquanto me esquivava de estabelecer uma rotina, criar novos hábitos e seguir um ritual. ( clique aqui para ler sobre: Qual a diferença entre Rotinas, Hábitos e Rituais).

 

Decidi me dedicar a entender os possíveis benefícios que eu teria, ao fazer algo com intenção todos os dias antes de enfrentar os leões diários. 

Levou algum tempo para eu perceber que isso de correr para ter mais tempo, evitar situações para manter o mínimo de paciência,  não passava de uma ilusão.Na realidade eu poderia continuar fazendo tudo, logo depois de beber uma água, arrumar minha cama e respirar tranquila. 

Hoje entendo os benefícios de manter um Ritual Matinal simples e realista. A solução para minha vida foi dar um passo por vez até conseguir transformar novos hábitos num Ritual Matinal simples e leve.

Meu Ritual Matinal> Acordo pela manhã bebo água, arrumo minha cama, abro cortinas e janelas, logo me sinto completa e pronta para o novo dia.

Por isso, eu sempre digo: não é sobre falta de tempo ou paciência. É sobre você olhar para seu Ritual matinal como a primeira conquista cheia de intenção do dia e não mais como um ladrão de tempo e/ou sugador de energia.

No próximo post, vou mostrar como você pode manter seu ritual sem precisar:

  • acordar 5AM
  • se tornar aquela garota
  • dedicar horas do seu dia fazendo algo que não te deixa leve
  • deixar de ser você mesma
  • dar mil pulos para são longuinho

e qualquer outra papagaiada que talvez você já tenha ouvido alguém dizer ser necessário.

Me siga no Instagram para ser notificada assim que eu fizer uma nova postagem

ate breve


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *